terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cruzamento: Pintassilgo x Canária = Pintagol

(PINTAGOL CINZA/AZUL)



Prezados seguidores,

tenho recebido diversos pedidos de informações acerca da hibridação de canários, principalmente sobre a mais comum, que se dá do cruzamento do pintassilgo com a canária, que origina o pintagol. Atento a tais pedidos vou, então, contar um pouco dessa história  e sugerir algumas dicas.

Sabe-se que desde o século passado já era comum, na Europa, o cruzamento de aves de espécies diferentes, existindo, dessa época, relatos a respeito do pintagol, fruto, como já dito, do cruzamento do pintassilgo com a canária.  Vários são os motivos que levam ao cruzamento destas distintas espécies, sendo de se destacar, dentre eles a incontrolável curiosidade das pessoas para saber o resultado do cruzamento, a busca por animais belos e a paixão pelo canto, já que o pintagol é uma excelente ave de canto.

Os filhotes originados do acasalamento, como já dito, nascem híbridos, sendo, portanto, inférteis tanto as fêmeas quanto os machos. As fêmeas muitas vezes são doadas ou criadas por aqueles que admiram cores. Os machos, por sua vez, são de grande valor, em razão do lindo canto que atrai a admiração das pessoas.

A maior parte dos questionamentos está ligada à cor da canária, existindo, ainda, dúvidas a respeito da necessidade de uma cor específica para o acasalamento. A cor da canária não influencia no acasalamento, devendo ser específica na hipótese de o criador procurar um tom determinado. Um dos cruzamentos mais procurados é o da canária branca com o pintassilgo, cujo resultado será o pintagol azul, por sinal, muito bonito. Já o cruzamento da canária amarela com o pintassilgo dará origem a pássaros da cor amarela, com pintas pretas, aves também maravilhosas. Portanto, a cor da canária fica a critério do criador.

O acasalamento entre o pintassilgo e a canária não é muito diferente daquele ocorrido comumente entre canários. Contudo, é preciso selecionar bem, tanto a canária quanto o pintassilgo, a fim de se evitar o surgimento de doenças no plantel. Assim, sugiro a seleção de um pintassilgo saudável e que esteja cantando vigorosamente e canárias pequenas para facilitar o acasalamento. De se ressaltar que, algumas pessoas cortam o rabo da canária para facilitar o acasalamento, mas não me agrada tal prática, pois, quando se procede desta forma, expõe-se o bulbo que acaba ficando sujeito à penetração de parasitas que podem adoecer a fêmea.

O corte da pena, deixando exposto o bulbo com pontas, poderá resultar, ainda, em ferimentos no macho durante o acasalamento, levando, em alguns casos, até mesmo a infecções. No que diz respeito à virgindade das aves, nenhuma importância tem para o acasalamento, já que estando os dois pássaros dispostos este ocorrera naturalmente.
Quanto ao procedimento para o cruzamento, deve-se colocar o casal, por cerca de 10 (dez) dias, em uma gaiola separada por divisória. Passado esse período, tire a divisória que, com o tempo, o acasalamento ocorrerá. Evite deixar o casal perto de algum canário que esteja cantando com vigor, pois a fêmea se encanta pelo canto e ao perceber que este (canto) não vem do seu parceiro, o pintassilgo, poderá não aceita-lo. Após o acasalamento e a postura do primeiro ovo, no período de 13 a 15 dias, nascerão os filhotes que deverão receber os mesmos cuidados daqueles originados do cruzamento entre canários. Algumas fêmeas de canário não aceitam o pintassilgo, o que obrigará o Criador a trocar esta fêmea, não sendo este fato, contudo, um motivo para desestimular o acasalamento, pois, lembrem-se: a arte da criação deriva da paciência e consiste no amor.

Quaisquer dúvidas deixem suas perguntas no ‘blog’ que, o mais breve possível, tentarei esclarecê-las.


Desejo a todos sorte e sucesso,

Um grande abraço.

Saudações ornitófilas.

Luiz Eduardo F. Castro (Criador) Graduando em zootecnia.

110 comentários:

  1. Respostas
    1. ola amigo sou criador de pintagol criei varios

      Excluir
    2. eduardo obrigado pela ajuda quero começar a reproduzir pintagol mas nao tinha nem uma informaçao valeu abraso

      Excluir
  2. Boas Luiz Eduardo F. Castro,no texto diz que as aves tem que estar separadas durante dez dias, mas eu tenho o meu casal junto, será que estou a proceder mal? eu vivo em portugal, qual a melhor altura para a criação destas aves? obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome e roberto sou de curitiba gostaria de saber se vc consegue enviar pintassilgo para o brasil meu email e joserobertoclaudiano@yahoo.com.br desculpe pegar carona na sua pergunta e que eu pedi de portugual mas os criadores dai nao me retornarao se puder me ajudar ou me endicar um criador que me envie para o brasil te agradeço muito se tiver mas alguma duvida e envie um email que te envio algumas dicas

      Excluir
  3. Por favor tenho uma dúvida.....O pintagol é fértil??? Coloquei um pintagol junto com uma canária, me disseram que ele nao cruza...é verdade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele nao cruza por que ele é híbrido

      Excluir
    2. O pintagol pode ser Fertil sim, a fertilidade do Pintagol é atrasada, amadurece com dois anos... os pintagois de pintassilgo, já os de tarin são ferteis no primeiro ano, porem com a fertilidade mais baixa em ambos... tenho R1...

      Excluir
  4. É possível cruzar uma canária belga com um pintagol??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e possivel cruzei uma com meu pintagol e ela botou 2ovos

      Excluir
    2. cruzar é possivel, mais não vai nascer, pois o pintagol é híbrido

      Excluir
    3. cruzar e possivel e existe sim uma remota possibilidade de encher os ovos e nascerem filhotes no caso se chamara F2 https://www.youtube.com/watch?v=6Iiv0mdE-hY ai vai o link do que eu consegui fazer!!! sao dois videos aqui vai o outro https://www.youtube.com/watch?v=ZkshiyteogE

      Excluir
  5. Pessoal...as aves devem ficar sim por volta de 10 dias separadas apenas se vendo,para que ali pratiquem seu "namoro" e depois sejam colocadas juntas,isto é o ideal para todas as aves no acasalamento e com o pintassilgo e a canaria tambem,pois se trata tambem de especies diferentes..! Quanto a fertilidade...o pintagol nao é uma ave fertil, é um hibrido entao não tem como cruza-lo! Não adianta coloca-lo com canarias...ou as femeas de pintagol com canarios machos...! Um grande abraço...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Luiz Eduardo, queria saber quando nasce os filhotes tem que separar o pintassilgo da canaria.

      Excluir
  6. em q mes q eu devo colocar os dois juntos para cruzar vleu obrigado abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve colocar eles se vendo, mais ou menos em setembro, e depois q passar uns 10 dias vc pode colocar eles ne mesma gaiola e deixar lá por uns 2 dias

      Excluir
  7. Nem sempre o Pintagol é infértil! Mas na maioria das vezes as fêmeas são férteis porém tem dificuldades de cruzar, não aceitam os machos canários. Se todo Pintagol fosse infértil não existiriam canários vermelhos hoje (o fator vermelho veio do pintassilgo da venezuela).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao o fato vermelho vem do chantini raçao pra vermelhar canario na epoca de muda de pena e no acasalamento dai nasce filhotes vermelhos!!

      Excluir
    2. O único Pintogol que é fertil é o tarim F1 que é do cruzamento do pintassilgo da venezuéla com a canaria belga.

      Excluir
    3. Também é denominado por Tarin da Venezuela, uma vez que tem como pátria as regiões montanhosas da Venezuela. Apenas o macho é vermelho e negro. Na viragem do século XIX para o século XX foram criado híbridos com o canário. O criador Dahms de Konigsberg descobriu a fertilidade da cria F1, iniciando assim a criação dos canários vermelhos. Todos os canários com Factor Vermelho conseguem acumular carotenóide vermelho na plumagem, devido à introdução de genes do cardinalito

      Excluir
  8. agosto a dezembro é a epoca em que os canarios tem maior disponibilidade em procriaçao mas no geral reproduzem-se o ano todo

    ResponderExcluir
  9. um único tipo de pintassilgo que gera pintangois e o da venezuela,tirando isso todos são hibridos;

    ResponderExcluir
  10. Ola, bom dia...
    Tenho um pintagol ele esta com o pescoço todo pelado, mas continua cantando. Gostaria de saber o porque que as penas do pescoço caiu, e se tem algum medicamento para repor estas penas. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. ola tenho um pintassilgo e um pintagol e tenho muitos canarios e facil para o pintagol pegar o canto dos canarios ou nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao o canto eles nao pegam, eles pegam os piados

      Excluir
    2. pegam, sim, os cantos dos canários

      Excluir
    3. tenho uma pergunta que faço, vivo na Ilha da Madeira,nós cá juntamos os canários no dia de nossa senhora da conceição que é no mês de dezembro, será que acontece o mesmo ao juntar um pintassilgo macho com canaria será o mesmo com os pintassilgos

      Excluir
  12. Ola bom dia a todos,eu vivo na florida(usa)eu tenho um pintassilgo e uma canaria belga mas nao sei quando e a epoca da reproducao,alguem poderia me dar uma ajuda,um abracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é de agosto pra frente até desembro[

      Excluir
  13. canario belga pode se reproduzir com pintagol

    ResponderExcluir
  14. quando eu devo passar o canto para o pintagol??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desde quando ele nasce ou até mesmo quando ele esta no ovo é bom vc colocar o cd ou o outro macho cantando q ele pega facil o canto

      Excluir
  15. Um Bom dia a Todos, é possivel o cruzamento de sangue de boi com a canaria do reino?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizem que foi do cruzamento do sangue de boi com o belga que surgiu o fator vermelho do belga.

      Excluir
  16. bom dia! Tenho um pintassilgo com a canaria, mas ela só bota e não sai nada. Pode acontecer isso mesmo ele galando ela?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de comprar um Pintagol Turin. Sou de São Paulo Capital.
    Alguém pode me ajudar a encontrar tal pássaro??? Obrigado
    mauriciocavalaria@uol.com.br

    ResponderExcluir
  18. O Q DEVO FASER PARA O PINTACILGO SE INTERESSAR PELA CANARIA ELE SE ASSUSTA AO VE LA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode se cruzar belga com topete com um pintasilgo?

      Excluir
    2. claro q pode é canario

      Excluir
    3. Confirmo a resposta, já tive um pintagl de topete que era filho de uma canária de topete com um pintassilgo do sul.

      Excluir
    4. Coloque uma canária verde, e use uma gaiola maior!

      Excluir
  19. e possivel canario da terra se reproduzi com canaria belga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi dizer q sim, os filhotes são chamados de "canarol", mas nunca vi um.

      Excluir
  20. Eu to tentando fazer o cruzamento de uma canaria e um pintasilgo, mais toda canaria que eu arrumo elas morrem. e elas são bem cuidadas, não sei o por que disso. voces podem me falar o que esta acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc pois essas canarias na mesma gaiola, essa gaiola pode estar comtaminada por alguma doenças

      Excluir
    2. quando arrumar uma nova canaria, antes de coloca-la na gaiola lave a gaiola pra desinfectar e so depois de seca vc pode coloca-la na gaiola

      Excluir
  21. tenho um pintasilgo e uma canaria juntos tenho q separalos 10 dias mesmo assim

    ResponderExcluir
  22. Quantos ovos em media a canaria belga ponhe com o pintassilgo.E mais posso deixa eles juntos no periodo que ela estar chocando. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a média é de 3 a 4 ovos e é interessante você deixar a macho até 30 dias com os filhotes pois ele ajudará a mãe com a alimentação dos filhotes

      Excluir
  23. Sou criador de tarim e pintassilgo brasileiro . E tenho um pintagol pintado de chunbo e branco rarissima cor MSN Rogermay2010@hotmail.com .... Assis SP Tel 18 96520953

    ResponderExcluir
  24. boa noite, sou criador de canário belgas, e gasto muito com ração comprada, gostaria e saber se tem como fazer uma ração caseira que complementa a ração comprada, algum tipo de mistura que pode ser feita em casa mesmo tirando a couve e ovos que sempre coloco para eles.

    ResponderExcluir
  25. boa tarde tenho um pintassilgo tem 30 dias de gaiola tem como ele pegar uma femea de canário como ele é novo de gaiola .obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ..tem sim ,eu mesmo crio um e com vinte dias ja tava galando a canaria

      Excluir
  26. Tenho dois casal d pintasilgo e canaria como devo deixalos longe uns dos outros ou nao da nada como eu faco para faciltar o cruzamento deles

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, eu quero saber como e onde posso comprar um tarim que seja liberado para criar sem nenhum problema com IBAMA. Desde já deixo aqui os meus muitos agradecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tarim (pintassilgo da Venezuela) não é da fauna brasileira, por isso não é registrado no Ibama.

      Pode possuir e criar sem registro, sem problemas.

      Boa sorte!

      Excluir
  28. amigo tenho um pintasilgo que vive correndo da canaria ,o que fazer., tenho tambem uma femea de pintasilgo sera q consigo cruzar os dois!

    ResponderExcluir
  29. posso acasalar canario macho com femea pintassilgo

    ResponderExcluir
  30. nao o macho tem q ser sempre o pintassilgo

    ResponderExcluir
  31. tenho femeas de canario q cruza com pintassilgo ja consegui tirar muitos filhotes alguem ai sabe quanto custa um filhote?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou de caxias do maranhão na minha cidade é R$200,00 Reais

      Excluir
    2. Eu sou de caxias do maranhão na minha cidade é R$200,00 Reais

      Excluir
  32. Bom dia, sou de Itaú/RN, tenho uma belga que coloquei com o macho belga, bota os ovos mas não gala, será que eu colocando a belga com o macho de pintassilgo do nordeste ela reproduzira normalmente. Agradeço a sua atenção.

    Att.: Gidehon Pereira

    contacto: gidehon2006@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde eu tenho um casal de canaria belga com pintassilgo no começo ela botou dois ovos e os comeu oq esta acontecendo com ela?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, será que eu criando canário belga e pintagóis o Ibama pode me punir.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite,meu Nome é Bruno e tenho 13 anos e gosto muito de avez. Comprei um canario belga "MACHO", eu posso colocalo para cruzar com uma femea de pintassilgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu contato msn brunno.047@hotmail.com

      Excluir
    2. não tem q ser o pintassilgo macho, e canaria femea

      Excluir
    3. Não, tem quer o pintassilgo macho e a canaria belga femea!

      Excluir
  36. Como posso saber se o pitangol e macho ou femea? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a pintasilgo macho é amarelo com pintas pretas e o pintasilgo fêmea nao é amarela com pintas pretas

      Excluir
  37. Amigo meu pintassilgo conseguiu cobrir com sucesso a fêmea. É necessário apos o inicio do chocamento dos ovos retirar o macho do recinto? E mesmo que não seja posso tira-lo mesmo assim?

    ResponderExcluir
  38. tenho um pintassilgo e tenho uma canaria cor cobre e pretendo coloca-los para cruzar este ano mas quero saber que cor o pitangol vai sair

    ResponderExcluir
  39. Marcos, 30 de março de 2013. Bahia

    Tenho três casais de pintacilgo com canaria. Já os deixei perto um do outro por dez dias e agora juntei cada casal... Como saberei se estão casados?
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  40. Nao a minima ideia,casal de pinta silva reproduz em gaiolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim pintasilgo reproduz em gaiola

      Excluir
  41. ola é a primeira vez que vou colocar uma canaria de belga com um pintasilgo gostaria de saber se a canaria que ja foi cruzada com o belga macho aceita-ra o pintasilgo sera que eu vou conseguir uns pintagols esse ano. Ou sera que tem que ser com uma canaria que nunca cruzou com belga macho. Obrigado abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a canaria cruza da masma forma mesmo que ja tenha acasalado

      Excluir
  42. cassiano quero saber se o tarim cruza com belga

    ResponderExcluir
  43. ola tenho 2 casais de pintassilgos venezuelanos a venda fone 1997689972

    ResponderExcluir
  44. cara muito obrigado meu pai gostou muito valeu!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá, é que o meu pintassilgo tem uns 10 meses de vida, comprei ele há uns 2 meses atrás, ele ainda é bem novinho, a cabeça dele não é totalmente preta, que nem os pintassilgos adultos.. a cabeça é pintada. Mas não é toda preta enteende! Acho que é, por ser bem novinho. E estou pensando em comprar uma canária, para fazer um casal com ele, seguindo as instruções do seu site, com 10 dias trocando olhares e após isso.. colocados juntoos certo? Então.. gostaria de saber quando posso comprar uma canária, justamente para formar um casal.. Vc acha que é muito cedo para o meu pintassilgo acasalar? Depois de quantos meses, devo fazer isso? Desde já eu agradeço. Abrs !

    ResponderExcluir
  46. Entãoo sou eu denovo, é a respeito do meu pintassilgo com 10 meses de vida, que eu estou querendo saber com quanto tempo posso comprar uma canária e tal .. Olha to achando que o meu é Pintassilgo Pinheirinho, é igualzinho a esse http://images.quebarato.com.br/T440x/pintassilgos+filhotes+vendo+taboao+da+serra+sp+brasil__5D08C_3.jpg ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, esse é o pintassilgo baianinho.

      Excluir
  47. ola, acabei de ganhar uma femea de belga, então la na casa do meu amigo tinha varios belgas cantando, sera que isso atrapalhara ela a namorar meu pintassilgo? ou so o fato de não ouvilos mais ja faz com que esqueçam e namore meu pintassilgo? valeu

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. tem como mudar a cor deles qd tão mudando ???

    ResponderExcluir
  50. Tudo certo, meu nome é Anderson Cadore e quero fazer um pintagol mas minha femea é de canário da terra tem algum problema ou tem q ser femea de canário do reino???

    ResponderExcluir
  51. gostei muito do que aprendi lendo esse documentario

    ResponderExcluir
  52. Estou tentando criar pintagol, mas quando tem 60, 90 dias morrem o que acontece e que fazer?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia.
    Tirei um filhote de pintagol, hj ele esta com 20e já saiu do ninho. A mãe já está aprontando o ninho novamente, posso colocar o pintassilgo junto? Algum risco da mãe parar de alimentar o filhote ou o pintassilgo brigar com o pintagol?

    ResponderExcluir
  54. Ola, ganhei um pintagol de um amigo porem ele me disse que o pintagol nao se indetificou se e macho ou femea pois e muito novinho, esta apenas com 50 dias de vida, mas o comportamento dele e muito semelhante a de um macho, nao para de piar, gostaria de saber se as femeas de pintagol tbm sao assim???

    ResponderExcluir
  55. quantos ovos ela produs

    ResponderExcluir
  56. boa tarde amigos queria saber quanto tempo demora para a belga produsir os ovos de pintagol? quantos ovos ela bota? e quantos filhotes nase ao todo?

    ResponderExcluir
  57. ola amigos queria saber quantos ovos de pintagol uma belga produs?quanto tempo demora para ela botar?e quantos filhotes nasse normalmemte?

    ResponderExcluir
  58. eu gostaria de saber o que fazer quando o pintassilgo macho não enche os ovos.

    ResponderExcluir
  59. Estou criando pintagol, nas cores cinza e verde salsa ... tem alguns que ja estão no CD cantando .... estou vendendo se alguem se interessar pode me enviar um email leandropedretti2013@hotmail.com ou 977016444

    ResponderExcluir
  60. Tenho filhotes de pintagol nas cores cinza e salsa e estou vendendo ... contato
    leandropedretti2013@hotmail.com ou 977016444

    ResponderExcluir
  61. To na tentativa de tirar um pintagol nascerão alguns mas não sobreviveu mas este ano creio q vai dar para tira os filhotes q espero tanto

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de saber se preciso de alguma autorização do Ibama para criar pintagol.

    ResponderExcluir
  63. Eu tenho um pintagol macho . Queria sabe se o mesmo cria com femia de canario

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho um pintagol macho . Queria sabe se o mesmo cria com femia de canario

    ResponderExcluir
  65. Eu tenho um pintagol macho . Queria sabe se o mesmo cria com femia de canario

    ResponderExcluir
  66. Eh possivel criar com macho de pintagol e femea de canario

    ResponderExcluir
  67. Gostaria de saber se é possivel cruzar um pintassilgo macho com uma canaria belga frizada?

    ResponderExcluir
  68. boa tarde vivo em portugal vou tentar pela primeira vez cruzar um pintassilgo com canaria a minha pergunta é a seguinte qual e a altura o mês indicado para os juntare???

    obigado pela a ajuda
    cumpriments

    ResponderExcluir