quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Canários: Macho ou Fêmea?

(CASAL-BRANCO INTENSO)




 Esta pergunta é a que mais se faz ouvir em época de exposição ou a que antecede a formação de casais. É uma situação difícil, porque nem sempre o exemplar se apresenta em condições normais, está magro, devido a uma deficiência alimentar ou está se restabelecendo de alguma infecção, neste caso todas as barrigas são iguais. O procedimento mais comum é de assoprar as penas do abdomem e verificar se a barriga for pequena, curta, com espigão já virado para cima será macho, comprida na forma de ponta de um charuto estamos diante de uma fêmea. Os canários da linha escura além desta verificação, a quantidade de feomelanina no manto das fêmeas será sempre em maior quantidade que no manto dos machos, ou seja toda fêmea tem mais canela nas costas, faça a comparação antes de perguntar. No caso em que o macho é portador de uma mutação ligada ao sexo, a fêmea normal para essa mutação, todo filhote que nascer com a cor da mutação do pai, será uma fêmea.Nos mosaicos, no transcorrer da muda o filhote que tiver a cabeça acentuada por uma máscara característica da raça será um macho.




13 comentários:

  1. tenho dois canarios um marrom e outro amarelo,sei que o marrom e femea porque ja colocou ovos,coloquei os dois juntos e eles brigam por demais ,sera que sao duas femeas.

    ResponderExcluir
  2. Yoritomo é preciso observar se seu canario amarelo canta.Se cantar é um macho,mas vale lembrar também que algumas brigas fazem parte do acasalamento. LUIZ EDUARDO (CRIADOR)

    ResponderExcluir
  3. eu transei com a minha canaria comi ela tanto que ela morreu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu fiho da put...... Seu sem noçao, otário....nao tem nada mais para falar do que essas merdas......

      Excluir
  4. Anônimo, você é doente, vá se tratar! Amigo yoritomo, quanto aos seus canarios, tem que ver se o "amarelo", ou seja, que não botou canta alto e durante muito tempo pois fêmeas também cantam mas menos que machos. O acasalamento deve ser feito preferencialmente a partir de Setembro e os dois (macho e fêmea) devem estar "prontos" em uma espécie de Cio, o macho vai estar cantando muito muito mesmo e alto e a fêmea vai estar ou botando no fundo da gaiola ou você pega-a e sopre a "bundinha" dela para verificar se está com um tom avermelhado e bem inchado bem lisinho aí sim junte os dois fora dessa situação deixe os dois separados e de preferencia distantes um do outro (sem ver) um ao outro. Boa sorte! entre em contato caso precise. (glessim gmail .com)

    ResponderExcluir
  5. oi meu nome é Dara, tenho dois canarios, nenhum canta muito alto, cantam meio que piados, então não sei diferencia-os, quanto comprei me falaram que o laranja era macho e o amarelo era femea, mas gostaria de comprovar, e não consigo........ Se o laranja for mesmo um macho, como faço para ele cantar.......obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, gostaria de saber qual a época p/ acasalar, tenho 1 casal de canários belga. Ñ sei qd unir os dois. Agradecida desde já.

    ResponderExcluir
  7. Ja me disseram que o belga macho, tem o final do rabo mais aberto e a fêmea é reto, isso tem fundamento?

    ResponderExcluir
  8. Será verdade que o rabo do Belga macho é tipo uma tesoura aberta?
    e o da fêmea é fechado!!

    ResponderExcluir
  9. Já tirei cria de Belgas duas vezes, mas não notei os detalhes, a única coisa que posso afirmar é que os filhotes nascem 13 dias após o último ovo, isso eu garanto. espero ter ajudado alguém.

    ResponderExcluir
  10. Já tirei cria de Belgas duas vezes, mas não notei os detalhes, a única coisa que posso afirmar é que os filhotes nascem 13 dias após o último ovo, isso eu garanto. espero ter ajudado alguém.

    ResponderExcluir
  11. Ja me disseram que o belga macho, tem o final do rabo mais aberto e a fêmea é reto, isso tem fundamento?

    ResponderExcluir