sábado, 28 de agosto de 2010

Separação dos filhotes


                                                               (FILHOTE)


Entre o 15º e 20º dias os filhotes começam a deixar o ninho. Porém, a pemanência no ninho até 20 dias é normal. A saída prematura é indesejável e representa algum tipo de problema: o menor deles é quando o filhote se assusta e salta fora do ninho. Recomenda-se não trocar o ninho após o 12º dia. Filhotes quando mal nutridos tendem a sair precocemente do ninho em busca de alimentação ( atrás dos pais ). Nestes casos não há muito o que fazer e tentar recolocá-los de volta é perda de tempo. Por outro lado, os bens criados, deixam o ninho de modo tranqüilo, completamente emplumados e sem mostrar desespero por alimentação.


Acontece que, de um modo geral, tende a ocorrer a debicagem dos filhotes. Algumas fêmeas deixam completamente desnudos seus filhos o que representa uma tragédia para o futuro: dificilmente se formará uma plumagem normal. Ao se perceber os primeiros sinais de debicagem o criador deve interferir seja separando os filhotes com uma grade divisória, seja fornecendo material para confecção do novo ninho. Sugerimos que os filhotes passem a metade do dia com o macho e a outra metade sozinhos. Colocando-se a farinhada de ambos os lados tanto a fêmea quanto o macho tratarão dos filhotes e, ainda estaremos proporcionando a oportunidade para que o macho fertilize, quando estiverem juntos.

Quando os filhotes estiverem comendo sozinhos é chegada a hora da separação, geralmente, ocorre entre o 28º e 30º dias. Separados deverão ser colocados em uma voadeira de modo que possam se exercitar e serem levados para os "banhos" de sol e água.

Texto retirado do site: http://gcastrol.sites.uol.com.br/

12 comentários:

  1. A arte da criação deriva da paciência e consiste no amor.

    ResponderExcluir
  2. Dudu...
    sempre tive esse tipo de ave em casa, mais não sabia que ela necessitava de tantos cuidados.
    Espero que seu blog continue sempre assim!

    Beeeeijo
    Carol

    ResponderExcluir
  3. gostei muito obrigada pela ajuda pois tem uns filhotes para nascer ai eu estou procurando dicas para cuidados com canários pois não quero que aconteça nada de ruim...

    me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. Ai pessoal sou amador, após 23 dias que o filhote saiu do ninho para evitar que a fêmea arranque as penas, deixei separado junto com o macho, ele cuidou muito bem.

    ResponderExcluir
  5. valeu pela explicaçao eu to na terceira ninhada e nao conseguia fazer os filhotes criarem talves agora d...

    ResponderExcluir
  6. qual a certeza que tenho que a femea está alimentando com filhotes depois que saem do ninho está com 03 dias que sairam do ninho.

    ResponderExcluir
  7. hum muito bom vai me ajudar e muito

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resposta pois coincidia mto o q eu realmente queria.

    ResponderExcluir
  9. luiz ,meus filhotes estão com 18 dias, e já não estão mais ficando no ninho,opai e a mae estão tirando penas deles,ela já esta com 2 ovos ninho,o q devo fazer,me de uma resposta por favor. abraco

    ResponderExcluir
  10. Gostei da orientação,
    Aprendir como se deve ter o cuidadio, com os filhotes no ninho .
    E tbm quando sairem do ninho, procurando se alimentar.
    Valeu muito !
    grato

    ResponderExcluir
  11. Marcus Vinícius Mesquita9 de fevereiro de 2014 13:47

    Marcus Vinícius
    Gostei das dicas.
    Tenho casais de canários e consegui tirar filhotes,mais morrem ao completar quatro meses,a maioria com falta de ar,o que você me orienta fazer?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. com quantos dias eu posso tirar os filhotes da mae?

    ResponderExcluir